HISTÓRIA DO LEONISMO

O inicio...

A associação Internacional de Lions Clubes iniciou-se como um sonho de um jovem agente de seguros de uma companhia de Chicago. Este jovem era Melvin Jones. Seu sonho era a consolidação de diversos clubes independentes, já existentes, em um bloco forte e influente para servir a humanidade. O sonho foi levado ao conhecimento dos líderes dos diversos grupos independentes, durante uma reunião realizada no dia 7 de junho de 1917, em Dallas, Texas, com a participação de 23 clubes. Assim, foi fundada a maior organização mundial de clubes de serviços. que é, ao mesmo tempo, a mais ativa e a mais representativa de todas.
A Associação só se tornou, no entanto, internacional em 1920, quando os primeiros Lions Clubes foram organizados no Canadá. O terceiro pais leonístico foi a China, o quarto o México, o quinto, Cuba. Isso nos anos de 1926 / 1927. Oito anos mais tarde a América Central entrou no circulo, em 1936, quando surgiu o primeiro clube sul-americano, na Colômbia. O primeiro Lions Clube europeu foi organizado no dia 24 de março de 1948, em Estocolmo, Suécia. A Associação, embora sendo a maior de todas, indiscutivelmente, é a mais jovem das principais organizações de clubes de serviços.
Atualmente, a Associação está representada em quase todos os países do mundo. Em todos os continentes ela trabalha por intermédio de centenas de milhares de Leões de todas as nacionalidades e crenças.
Os Leões acreditam em reuniões realizadas num ambiente de companheirismo e harmonia; no desenvolvimento de projetos e atividades para o bem das comunidades; na ampla participação em um programa internacional de fraternidade e companheirismo, tendo por meta prestar serviços desinteressados onde quer que seja necessário; em servir sem distinção de raça, crença, nacionalidade, religião ou política e, finalmente, na liderança do leonismo, sem no entanto, prejudicar ou competir com os programas de outras organizações que, por diferentes métodos, almejam o mesmo fim: o de servir desinteressadamente à humanidade.

A denominação

Seu nome em português, é Associação Internacional de Lions Clubes.

O Emblema

O “L” maiúsculo no centro do emblema significa: lei, liberdade, liderança, lealdade. Está dentro de um círculo que simboliza a união dos Leões e dos Lions Clubes. O perfil de dois leões, olhando em direções opostas, indica a procura de oportunidades de prestar serviços desinteressados. Também quer significar um olhar para o passado, orgulhoso de suas realizações, e o outro, dirigido para o futuro, em busca de novas tarefas à realizar.
O círculo está encimado pela palavra “Lions”, significando a Associação,, tendo embaixo a palavra “Internacional”, que representa a internacionalidade da Associação. É obrigação tácita de cada Leão usar sempre, com orgulho, o seu distintivo.

As cores da associação são:

Roxo e Dourado

Para os Leões, o roxo representa lealdade para com o país, para com os amigos, para consigo mesmo, e integridade de pensamentos e sentimentos. Esta é a cor tradicional da força, da coragem e da dedicação incansável por um ideal. O dourado simboliza sinceridade nas intenções, liberalidade no julgamento, pureza no viver, generosidade no pensamento e no sentimento, como também nas contribuições para o próximo.


Slogan do Lions

Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço”.

Lema do movimento

“NÓS SERVIMOS”.

Declaração de Visão

SER o líder global em serviços comunitários e humanitários

Declaração de Missão

DAR PODER aos voluntários para que possam servir suas comunidades e atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial através dos Lions clubes

 

Topo               Página Inicial


DADOS E DATAS

A Primeira reunião para fundação do Lions Clube oorreu em 07 de junho de 1917

O Lions foi fundado em 10 de outubro de 1917, em Dallas, Texas, USA, pelo empresário do ramo de seguros, MELVIN JONES

O dia 08 de outubro é consagrado como o Dia do Mundial do Serviço Leonístico.

O dia 16 de abril de 1952 é o Dia do Leonismo Nacional. Data de fundação do primeiro Clube no Brasil o Rio de Janeiro Mater, por iniciativa do CL Armando Fajardo.

Dia 14 de abril de 1984, na cidade da Cabo Frio foi fundado o Distrito L 30 hoje, LC 11.

Dia 05 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Leo.

Janeiro é o mês da Reafirmação Leonística, mês do sócio fundador, Melvin Jones.

A aprovação da mulher como Companheira Leão aconteceu em 04 de julho de 1987 na 70ª Convenção Internacional, em Taipe, na China.

O mês de setembro é o Mês das Domadoras.

O Leonismo se norteia pelo Código de Ética e pelos Objetivos de Lions Internacional.

A sede da Diretoria Internacional fica em Oak Brook no estado de Illinois, nos Estados Unidos.

A sede Administrativa do Distrito LC 11 foi instalada definitivamente em Guarapari, ES, no Ano Leonístico 2003/2004, sendo Governador o CL Darly Anacleto Vasconcellos

Todos os mandatos no Lions tem a duração de um ano. O ano leonístico corresponde ao ano civil americano que começa em 1º de julho e termina em 30 de junho.

A maior autoridade leonística do mundo é o Presidente Internacional.
Existem ainda os 32 Diretores Internacionais, distribuidos por região e que representam os países membros.

No Brasil, temos os quatro presidentes dos Conselhos de Governadores (CG) dos Distritos Múltiplos (LA, LB, LC e LD) que são os órgãos máximos administrativo e representativo do Leonismo no Brasil.

Os Distritos têm nos Governadores sua maior autoridade e estes organizam seus Gabinetes Distritais da seguinte forma: Governador, Ex-Governador Imediato (Presidente do Comitê de Honra), Vice Governador, Secretário, Tesoureiro, Presidente de Região, Presidente de Divisão e Assessores.

Os Distritos são regidos por Estatutos e Regulamentos próprios, com base nos Estatutos da Associação Internacional de Lions Clubes, devidamente registrados em Cartório de Títulos e Documentos.

 
 

Topo

Página Inicial