CERIMÔNIAL DE VISITA OFICIAL DO GOVERNADOR

Esta página foi implementada pela Assessoria de TI (Informática) através de pesquisas nos Estatutos, Regulamentos e Normas de Lions Internacional, pesquisas na internet e observações práticas. Qualquer sugestão ou observação envie para a Assessoria de TI (Informática) do DLC11, ou através de nossa sede, para aperfeiçoarmos cada vez mais a nossa página. Muitos procedimentos devem ser adaptados as características, usos e costumes locais e o bom senso.

INSTRUÇÕES GERAIS

A Visita Oficial do Governador do Distrito é considerada no Leonismo como o maior e mais importante acontecimento no calendário de um Lions Clube. A importância desta ocasião se reveste no fato de que o Governador estará representando diretamente o Presidente Internacional trazendo sua mensagem e suas metas para o AL. E enviará para o Lions Internacional um relatório desta visita ao Clube. 

AÇÕES PRÉVIAS

a) Instalar Bandeiras – Panóplia a direita de quem está na mesa – Dec 70.274 9/03/1972
Ordem das bandeiras dos Estados da região do DMLC: RJ; SP; MG; GO; ES; MS
Seguem alguns exemplos:

CIDADE - RIO DE JANEIRO – BRASIL – ESPIRITO SANTO – LIONS

CIDADE - BRASIL – RIO DE JANEIRO – LIONS

Para mais informações consulte neste site http://lionslc11.org.br/instprotocolo.php
b) Cadeiras. Posicionar na quantidade certa verificando os presentes e corrigindo antes de compor a mesa.
c) Instalar a Recepção com controle rigoroso dos nomes/cargos e informar a Diretora Social e MC – Levar lista de presença separada por Clube - Instalar  mesa separada para receber a contribuição de adesão se for o caso e entregando recibo nominal.
d)Limpar o sino e levar para a mesa com o Malho, Colar do MC, Estandarte do Clube e Púlpito.
e) Som e Imagem Designar um encarregado para instalar e testar.

RECEPÇÃO

Recepção de Convidados – É indispensável, e deve ser feita não apenas pela COMISSÃO DESIGNADA, como também por todo e qualquer integrante do Clube.

MEMBROS ATUANTES NO PROTOCOLO

Todo roteiro tem de ser lido e entendido na íntegra ANTES do início da reunião, por todos que forem falar / atuar para não se atrapalharem na hora, causando constrangimento aos presentes, ou mesmo anteciparem improvisadamente o que o roteiro prevê mais adiante. Não adianta fazer um roteiro e se perder na hora. Antes da reunião Leia, entenda e tire suas Dúvidas.
SIGA RIGOROSAMENTE O ROTEIRO! Faça uma reunião dinâmica e agradável!
Protocolo não admite improvisação. TODOS devem saber onde vão ficar, o que vão fazer, e quando, com antecedência.
Não se confie no “no final tudo dá certo”; a sorte só acompanha aqueles que se preparam. 

DIRETOR(A) SOCIAL

Use fichas. Facilita a arrumação da sequência de chamada para formação da Mesa Diretiva, facilita uma troca de posição e evita chamar alguém que não está presente. As fichas podem ser passadas a um orador.

A Diretora Social é a única que irá nomear todos os integrantes da Mesa e outros Dirigentes ou Convidados. Deve ser feito com muita atenção. Nunca repita a apresentação.
NUNCA deve fazer comentários, elogios ou homenagens durante a apresentação. Não sair do  Roteiro.
Dirigente Atrasado é citado e fica na plateia. Não se acrescenta nem se modifica as cadeiras com a mesa composta.

COMPOSIÇÃO DA MESA – DIRETOR(A) SOCIAL

Disposição – A disposição da mesa principal (MP) deve ser feita de tal maneira que esta ofereça condições de ampla visão ao salão e aos participantes da reunião.

Número de Lugares – Preferencialmente, não se deve usar muitos lugares à MP devido as dificuldades protocolares e de espaço, que poderão ocorrer. Sete ou Nove constituem o número ideal. Preferencialmente deve ser um número ímpar.

Se não tiver um número ímpar de lugares, o Presidente da Mesa irá ocupar o primeiro lugar à direita “do centro” (será a Posição ‘1’) e o Governador (ou a quem couber o lugar pela precedência) o primeiro lugar à esquerda “do centro” (será a Posição ‘2’).

Direita e Esquerda – É definido olhando da mesa para a plateia. Como na Panóplia

Dirigentes Leonísticos – Na composição da mesa obedecer ao protocolo oficial de Lions Internacional.
Na visita do Governador a ordem de precedência é:
01 Governador (Ocupa a posição a direita do Presidente do Clube que presidirá a mesa)
02 Diretor Internacional
03 Presidente do CG (CC)
04 Ex Presidente do CG (PCC)
05 Vice-Governadores (1º e depois o 2º)
06 Ex-Governador (PDGs) - Prioridade para o IPDG
07 Secretário do Distrito
08 Tesoureiro do Distrito
09 Presidente de Região
10 Presidente de Divisão

Dirigente mais recente tem precedência sobre o mais antigo. (Caso dos PDGs)

Não peça para dirigente ceder o lugar: Só pode abrir mão da precedência quem a tem

Presidente de Clube - Convidar um para a Mesa Principal representando todos os Presidentes de Clube presentes

Autoridades Civis, Militares ou Eclesiásticas
– Se estiverem presentes deverão ser colocadas alternadamente com os dirigentes Leonísticos. (O decreto n.º 70274 de 9 de março de 1972 estabelece as normas protocolares para tais autoridades).

Prefeito (ou o Presidente da Câmara)
- deveser colocado logo após o Governador e o Presidente do CG

Localização de Mulheres (não dirigentes) – Quando as mulheres forem colocadas à MP, em eventos especiais ou não, deverão sentar-se à esquerda do seu marido quando este estiver à direita da mesa; consequentemente, sentar-se-ão à esquerda, no caso inverso.

Mulher na ponta da mesa: Por “tradição”, não se deixa uma mulher na ponta da Mesa, trocando com a posição ao lado”.NÃO EXISTE essa troca em nenhum Cerimonial, Leonístico
Protocolo tem de seguir hierarquia, que prevalece sempre sobre a cortesia. Use o bom senso sempre

Montagem da Mesa - Sempre a PRIMEIRA pessoa a ser mencionada é o Presidente da Mesa, que não é necessariamente o Dirigente de mais alto cargo. Na visita do Governador é o Presidente do Clube. Ocupa o centro da mesa posição 1
Ordem de montagem - depois do Presidente, a sequência é do ‘menor’ para o ‘maior’ (das pontas para o centro
Os Vice-Governadores tem precedência sobre todos os outros membros do Gabinete Distrital
Os Ex-Governadores (PDGs) vem logo após os Vice-Governadores em precedência.
O Secretário e o Tesoureiro do Distrito têm precedência sobre todos os outros membros do Gabinete
Os Presidentes de Região e Divisão tem precedência sobre os Assessores
No caso dos PDGs, a ordem é do mais antigo para o mais recente. Primeiro o IPDG
Ao anunciar um PDG (ou outro ex-Dirigente), NÃO diga “AL 98/99”, “AL 10/11”, etc. Diga “Ano Leonístico 1998/1999” ou 1998/99.
Diga “Companheiro Leão” e não CL, mais o cargo e Clube se for de outro Clube
Cite o Cargo por extenso antes do nome completo. Governador do Distrito LC11 Companheiro Antônio da Silva

Visita do DG a dois Clubes ao mesmo tempo: Caso quem esteja presidindo a reunião seja um dos Presidentes (o anfitrião), o outro (co-anfitrião) deverá estar á sua esquerda (Posição 3), pois a visita também é ao seu Clube. À direita do Presidente anfitrião (Posição 2) estará o Governador, rearranjando-se as demais posições.

Representante não é o convidado exemplo, se um Vereador estiver representando o Prefeito, deverá ocupar a posição destinada ao seu cargo, e não a do Prefeito. Por deferência especial pode ocupar o lugar do representado.

Dirigentes de outras instituições - Numa Reunião de Clube, um Presidente de Rotary Clube, ou um Superintendente de uma Distrital da Associação Comercial, ou um Venerável Mestre da Maçonaria, pode ser prestigiado indo à Mesa (na ponta). Porém, se for uma Visita Oficial do Governador, preferencialmente só alguém em posição equivalente (Governador de Rotary, Presidente da Associação Comercial ou Grão Mestre da Maçonaria) deveria ir à Mesa, como Convidado (depende dos seus costumes e interesses).

Entrada Solene - Depois de composta a Mesa, a Diretora Social deverá solicitar que uma Companheira acompanhe a entrada do Governador, e um Companheiro acompanhe a esposa do Governador até a Mesa (ou que “o casal .......” (do Clube) acompanhe o casal Governador.
O Governador ocupa a posição 2 da mesa ao lado direito do Presidente do Clube
A DM do Governador é conduzida para uma mesa próxima da mesa principal que deve ser reservada para a comitiva do Governador.
A cadeira do Governador deverá estar vazia ao lado direito do Presidente do Clube. 

APRESENTAÇÃO DO GOVERNADOR

Numa Visita Oficial do Governador, o(a) Companheiro(a) que for fazer a sua apresentação (ou saudação) deverá prepará-la antes de ir para a reunião, e se concentrar em fazê-la de forma breve e objetiva, atendo-se principalmente à sua figura humana e de líder. Ou ainda, faça uma dissertação associada ao lema do Governador, destacando sua liderança. Aplaude-se ao final. Não fique lendo o currículo do Governador na Nominata do Distrito. É enfadonho e mostra falta de preparação. (Tempo sugerido 3 min)

PROCEDIMENTOS

O Presidente da Mesa é o único que não precisa se levantar para falar, exceto em situações protocolares quando todos devem se levantar, ou numa Posse, ou ainda, quando for fazer alguma homenagem (não pode deixar seu lugar vago).

Evitar barulhos desnecessários na cozinha / salão quando alguém estiver fazendo uso da palavra. Nunca permitir o serviço dos garçons quando um Orador / Palestrante, uma Autoridade ou Dirigente for usar da palavra.

Jaula aberta e Palavra Livre - Na Visita Oficial do Governador não se deve “abrir a Jaula” nem dar a “Palavra Livre”. Usar o bom senso no caso de autoridade convidada especial

Ninguém pode ter a palavra depois do Governador. Nem o Prefeito

Caravanas Premiação - Em visita oficial os membros do Gabinete NÃO contam como Delegação mais Numerosa e Mais Distante. (Caravana é a partir de um casal ou dois CCLL)
Os membros do seu Clube e que não estão no Gabinete contam.

Segue uma Sugestão de roteiro básico da Visita Oficial do Governador
(Apenas sugestão, sujeito a alteração de acordo com os usos e costumes locais)

Faça Aqui o Download do roteiro básico para editar e fazer as adaptações necessárias

 
 

Topo

Página Inicial