CIDADE SEDE DA XVII CONVENÇÃO DISTRITAL

SANTA TERESA - ES

CIDADE LIONS

Click na imagem para ampliar

Click na imagem para ampliar

Assista ao Vídeo 

CONHEÇA A HISTÓRIA DE SANTA TERESA

Santa Teresa está localizada na Microrregião Central Serrana do Espírito Santo e compõe a Região Turísticas dos Imigrantes. Está dividida em seis Distritos: Santa Teresa (sede); Alto Santa Maria; Santo Antônio do Canaã; São João de Petrópolis; Vinte e Cinco de Julho e Caldeirão.
População: 23.585 (Estimativa IBGE 2014)
Formação Étnica: Italianos e Alemães
Área de Unidade Territorial: 683.157 Km2
Altitude: Sede 675m; Radar do CINDACTA 1.065m
Bioma: Mata Atlântica
Temperatura Média Anual: 16 ºC
Distância de Vitória: 78 Km (BR 101 Norte)

Agradável presença de beija-flores é comum em toda região

Santa Teresa é também chamada "Beija-flor do Espírito Santo", graças à abundância destas aves na região e, principalmente, por ser a terra onde nasceu e viveu o cientista Augusto Ruschi — pioneiro nas pesquisas com beija-flores e fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, localizado na cidade. O município possui uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo, e está cercado pelas montanhas da região serrana do Espírito Santo, com cerca de 40% de seu território composto de Mata Atlântica.

É reconhecida como a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no Brasil

História

A história de Santa Teresa começa em 1875, quando chegaram os primeiros imigrantes italianos, trazidos pela Expedição Tabachi.

As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram, em 1877 chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses. Os colonos dedicavam-se a agricultura, tendo de início, além da cultura do café e cereais, realizado algumas experiências bem sucedidas, semelhantes às culturas do Trentino, pátria de origem de muitos imigrantes, tais como a videira e o bicho da seda. Mas a cultura que se desenvolveu de fato foi a do café, que perdura até hoje como principal produto agrícola da região.

A origem do nome da cidade é controverso. A tradição local diz que provém da fé de uma das colonizadoras que, aos pés de uma árvore conhecida na região por Pau-Peba, fixou uma imagem de Santa Teresa, trazida da Itália. À sombra dessa árvore se reuniam os colonizadores para suas orações. No entanto, documentos da época revelam que o nome da cidade é anterior à colonização.

A pequena vila rapidamente se desenvolveu e já em 1891 foi criado e instalado o município de Santa Teresa. Em 1895 foram criadas a comarca e a paróquia. Em 1995 foi desmembrado o distrito de São Roque do Canaã, dando origem a um novo município.

Relevo

A sede do município está localizada a 675 m acima do nível do mar. O ponto culminante é a Pedra Paulista, na divisa com Itaguaçu, com 1099 m. O segundo ponto mais alto é a montanha onde localiza-se o Radar da Aeronáutica, com 1065 m, na divisa com Santa Leopoldina. Os pontos mais baixos encontram-se no rio Saltinho, na divisa com Fundão (95 m) e no rio Santa Maria do Rio Doce, na divisa com São Roque do Canaã (115 m).

Há outros poucos pontos que passam dos 1000 m de altitude, sendo que a maior área acima desta cota localiza-se na Serra do Gelo, próxima à divisa com Santa Maria de Jetibá e à nascente do rio Santa Maria do Rio Doce. Os outros são a tríplice divisa com Itaguaçu e São Roque do Canaã, próximo à Pedra Paulista; morro próximo a Alto Recreio; morro em Nova Lombardia; e dois pontos a leste de Vinte e Cinco de Julho.

Demografia

De acordo com a estimativa populacional do IBGE em 2014 Santa Teresa tem 23.585 habitantes, ocupando o posto de 32º município mais populoso do estado. A maioria da população é descendente de italianos, alemães e pomeranos. O declínio populacional entre 1991 e 2000 se deve à emancipação de São Roque do Canaã.

Clima

A latitude e a altitude são dois fatores que em muito influenciam na caracterização climática de uma região (embora não sejam os únicos fatores: a maior ou menor existência de vegetação e de umidade, por exemplo, também influencia). Santa Teresa é uma cidade geograficamente situada em uma região montanhosa da porção sul da região intertropical (aproximadamente 3 graus e 30 segundos ao norte da latitude do Trópico de Capricórnio), por isto o clima da cidade é geograficamente classificado como tropical de altitude.

Apesar disso, justamente devido às características geomorfológicas da região – em especial seu relevo alto (quase 700 metros acima do nível do mar), montanhoso e repleto de vegetação –, o município possui algumas características climáticas típica

Em suma, o município de Santa Teresa possui um clima tropical de altitude com elementos subtropicais (de clima temperado), o que faz com que a região tenha invernos secos e amenos e verões quentes e úmidos. Ainda, a primavera e o outono comportam-se como estações de transição, ou seja, que possuem características de ambas as estações (verão e inverno)

Fontes: Wikipedia e Internet

 
 

Topo

Página Inicial